top of page
Buscar
  • Foto do escritorcontatofelopes

É Fê Lopes mesmo?

O nome completo é Fernanda Lopes Sanchez Derballe. Mas já tem tempo que promovi o apelido a nome, e é Fê Lopes mesmo.

Sou psicóloga, formada pela PUC-SP em 2004, e meu percurso pela psicologia não é nada linear.


Logo após a faculdade fiz formação em Psicanálise da Criança no Sedes Sapientiae e Aprimoramento em Psicologia Aplicada à Nutrição na Unifesp. Depois atendi como psicóloga em uma empresa de home care, na época que a gente desbravava SP com um Guia de Ruas impresso nas mãos e coragem no bolso. Foi uma das experiências profissionais mais incríveis que vivi, dessas que marcam pra sempre sua atuação, sabe?


Acontece que antes da psicologia entrar na minha vida, eu já era uma apaixonada por artes visuais, especialmente a fotografia. Inclusive sentia muita falta da presença de arte na graduação, e da possibilidade de ter apresentações mais criativas. E você sabe, a vida de recém formado é aquilo: uma dureza. Foi assim que a fotografia deixou de ser só hobby e virou trampo. Atuei, em paralelo a vida de psicóloga, como fotógrafa durante 13 anos muito legais. E cliquei de tudo: aniversários de crianças, casamentos, ensaios de gestantes, famílias, imóveis, comida, joias, festa de formatura. Olha, teve de tudo


Conciliei as duas profissões durante todo esse tempo, e foi só após a chegada da minha filha que decidi concentrar a energia toda para a área da saúde. Porém não mais como psicóloga, e sim como consultora de amamentação! Lembra da trajetória nada linear?


Na consultoria de amamentação a escuta clínica era ferramenta fundamental do meu trabalho. E foi através do exercício da escuta que voltei a querer ser psicanalista.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O trabalho com aleitamento me trouxe muitas mudanças de rumo. E foi através dele que comecei a estudar parentalidade. Inclusive em 2019 finalizei a pós-graduação em Psicanálise da Parentalidade e Perinatalidade, no Instituto Gerar.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E aí os estudos da parentalidade me despertaram pras questões do racismo na perinatalidade, tema que venho me interessando desde então. Em 2020 finalizei a Formação em Psicologia e Relações Étnico Raciais do Instituto Amma Psique e Negritude.


Atualmente atendo em consultório particular como psicanalista, com grande afinidade com a teoria lacaniana, escutando adultos e crianças, nas modalidades online e presencial (SP).


Além disso gosto bastante de produzir conteúdo! E por isso tenho um podcast de psicologia e pop, o Psycopodcast, que co-criei com a psicóloga Damiana Angrimani. E um instagram sobre amamentação e questões raciais, Igbaya - Apoio a Amamentação Negra, coordenado em parceria da pediatra Tiacuã Fazendeiro - somos as idealizadoras da I Semana da Apoio a Amamentação Negra, que aconteceu em 2020, inspirada Black Breastfeeding Week.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Agora uma das coisas mais legais que essa trajetória nada linear propiciou é a possibilidade de atuar como palestrante em congressos e professora de cursos livres - geralmente ligados a perinalidade, racismo, infância e diversidade. E é nessa hora que a psicanalista e a fotógrafa se encontram novamente pra criar uma experiênca descolonial de ensino, repleta de imagens e influências da cultura pop. O que combina bastante com a assinatura "Fe Lopes", não é mesmo?


E por quê agora um blog? Bom, nessa trajetória nada linear faltou contar que muito antes de querer ser psicóloga, de me interessar por arte visual, era a escrita - no principio era a escrita. E por quê não convocar a escrita pra brincar, não é mesmo? Não espere encontrar formalidade por aqui - a assinatura Fe Lopes não é ao acaso, já falamos disso - nem compromisso com métricas de internet. Esse espaço é invenção de moda pura! Expressa em formato de crônicas, contos, poemas, ensaios, e tudo mais que a imaginação permitir.





Bem vindos!

Fe Lopes

126 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Compasso de Desmame

Antes de você continuar a leitura, preciso te contar algumas coisas: *Esse texto foi apresentado durante o 3o Congresso Mame Bem, em 19/11/2022 ** Tatí é a Tatí Vargas, fundadora da Mame Bem. *** Cami

1 Comment


carol.almeida
Aug 16, 2021

Que bom ter mais um canal para se aproximar da sua escrita criativa e descolada, que ao mesmo tempo que traz tantas reflexões, nos convida para olhar a diversidade, olhar para a realidade e claro olhar para dentro!

Like
bottom of page